Após uma safra difícil, com efeitos adversos causados pelo El Niño e com o preço do grão em queda, a colheita da soja 2023/24 entra em sua reta final. Até sexta-feira (22), conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 98,57% dos 12,1 milhões de hectares semeados nesta temporada haviam sido colhidos.
Chuvas no Sul e Sudeste brasileiro interromperam pontualmente a colheita de soja na semana passada em algumas regiões acompanhadas pelo Cepea. Esse cenário e preocupações com a produtividade nacional – que pode ser menor em parte das praças – deixaram sojicultores cautelosos nas novas negociações no spot.
O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou a portaria 665, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25), na qual reconhece nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.